Amazon anuncia mercado próprio para a Suécia
A Amazónia quer conquistar cada vez mais novos mercados: Após a recente abertura do seu próprio mercado holandês, o gigante em linha está agora a visar o Norte europeu. A Amazon anunciou agora o lançamento do seu próprio portal amazónico para a Suécia e iniciou os preparativos, relata a Reuters.
Até agora, os clientes suecos têm sido direccionados para o website alemão através do domínio Amazon.se – com a opção de mandar entregar mercadorias na Suécia. Para os comerciantes alemães em linha, esta fonte de rendimento poderia ser eliminada se não vendessem através do mercado pan-europeu da Amazon.
A Amazónia sueca poderá vir nos próximos 12 meses
Já em 2017 havia rumores de que a Amazon estava a planear o seu próprio website sueco. Nessa altura também se falava que isto aconteceria no decurso de 2018 – no entanto, até agora não tinham sido tomadas quaisquer medidas correspondentes. Na altura, a concorrência sueca estava ainda mais entusiasmada com uma possível entrada no mercado: “Todos os actores do comércio electrónico tornar-se-ão escravos sob a Amazónia, e não há lugar para nós”, supôs Nicklas Storåkers, CEO do serviço de comparação Pricerunner na altura.
Agora as ambições da empresa americana parecem ser muito mais concretas. O mercado amazónico sueco poderia agora ser lançado dentro de um ano, argumenta Ecommerce.eu com vista ao lançamento do site amazónico holandês, e o site foi inaugurado em Março deste ano.
A Amazon quer convencer os suecos com promessas de serviço típicas
A Suécia é atraente para a Amazónia devido às condições políticas e económicas, Gerrit Heineman, perito em comércio electrónico, explicou aos comerciantes online notícias sobre os planos de expansão do gigante do comércio electrónico. Mas Heineman também apontou a densidade populacional comparativamente baixa. Mesmo em regiões escassamente povoadas, a Amazon teria de cumprir as suas promessas de serviço em torno da entrega.
No entanto, isto também está aparentemente planeado, pois a Amazon quer impressionar os consumidores suecos com o seu serviço típico: “Estamos optimistas que ao concentrarmo-nos naquilo que acreditamos que os clientes mais valorizam – preços baixos, uma vasta selecção e uma entrega rápida – acabamos por ganhar a confiança dos clientes suecos”, Alex Ootes, vice-presidente da Amazon para a expansão da UE, é citado pela Reuters como dizendo. De acordo com Ootes, a introdução da oferta de venda completa está na ordem do dia para a Suécia. No entanto, não houve qualquer indicação sobre até que ponto será criada uma nova logística para este fim.